Citrinina e Ácido Micofenólico

citrinina e_ácido_micofenólicoDesenvolver novos processos de produção e de isolamento de substâncias originárias de fungos endofíticos do café. Esse é objeto das patentes Processo de produção e isolamento de citrina cristalizada e seus sais e Processo de produção e isolamento de ácido micofenólico e seus sais, que têm como inventores Antonio Gilberto Ferreira, Ângela Maria Montes Peral e Elisangela Fabiana Boffo, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar; e Itamar Soares de Melo, Elke Simoni Dias Vilela, João Luiz da Silva e Rosely dos Santos Nascimento, da Embrapa. Na patente referente ao processo de isolamento do ácido micofenólico, o docente Edson Rodrigues Filho, do DQ, integra a equipe de inventores. A titularidade é da UFSCar e da Embrapa.


Os pesquisadores isolaram do café (Coffea arábica L) dois fungos de espécies diferentes. Depois de passar pelos processos de cultivo, filtração e extração foram obtidas substâncias com 97% de grau de pureza.


De um dos fungos foi isolado o ácido micofenólico, o princípio ativo do micofenolato mofetil, medicamento utilizado em transplante de órgãos. De outro foi obtida a citrinina, micotoxina encontrada em alimentos, principalmente grãos. Além de ser utilizada como padrão na análise de alimentos, a substância tem atividade como antibiótico.


O grande diferencial das patentes refere-se à sua cristalização natural, com um número menor de etapas para a produção das substâncias, o que torna os produtos mais baratos do que os convencionais.