Cimento Aluminoso

foto 55Um cimento reparador para aplicação em endodontia (uma especialidade da odontologia) em situações clínicas como perfurações acidentais, desvios de canais radiculares, entre outros problemas que poderiam condenar o dente à extração. Esse é o resultado do invento Composição à base de cimento aluminoso para aplicação em endodontia e produto cimentício obtido, que tem como inventores Victor Carlos Pandolfelli, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa); Ivone Regina de Oliveira e Hebert Luis Rossetto, pesquisadores do DEMa; e o dentista Marcos Jacobovitz.


O material reparador de maior sucesso atualmente, o MTA, apresenta uma resistência mecânica baixa permitindo sua utilização apenas como “retro-obturador” ou reparador de defeitos radiculares, o que torna seu valor de comércio relativamente elevado. Além disso, outras limitações estão associadas ao escurecimento do dente e ao longo tempo de pega.


Já o cimento desenvolvido na UFSCar possui características intrínsecas que não só permitem superar tais limitações pertinentes ao MTA, como lhe conferem excelente biocompatibilidade. O novo material também possui melhorias quanto às suas propriedades de escoamento, moldabilidade, radiopacidade e resistência mecânica as quais são obtidas por meio da adição de aditivos específicos. Tais características abrem novas perspectivas para a aplicação desse material, tais como obturação de canal radicular e preparo de base cavitária.


O cimento possui um preço compatível com o mercado e pode também ser produzido por pequenas e micro-empresas. Sua aplicação é rápida e simples e deve ser feita por um endodontista.