Ácido Micofenólico

Ácido MicofenólicoColaborar com o desenvolvimento de metodologias de extração dos constituintes com atividade imunossupressora, produzidos por microorganismos associados à planta do café. Esse é o objeto da patente Isolamento do Penicillium sp. de sementes (cotilédones) de café (Coffea arabica L.) variedade ‘mundo novo’, o seu cultivo e o isolamento do ácido micofenólico e um derivado do ácido micofenólico, o 7-hidroxi-5-metoxi-4-metilfitalida do mesmo extrato, que tem como inventores Edson Rodrigues Filho, docente do Departamento de Química (DQ); e Angela Maria Montes Peral Valente, do DQ.


A pesquisa desenvolvida detectou uma substância imunossupressora produzida pelo fungo existente no café, variedade “Mundo Novo”, que inibe a defesa da planta ao ataque do fungo. Em razão dessa propriedade imunossupressora, o uso dessa substância pode evitar a rejeição em transplantes de órgãos em seres humanos. A substância ácido micofenólico, produzida pelo fungo Penicillium sp., é usada como material de partida para a síntese do agente imunossupressor micofenolato de mofetila, importado pelo Brasil para o uso em procedimentos médicos de transplante de órgãos.


São os diferencias desta patente: uma nova fonte de precursor (fungo) e a introdução de etapas de cristalização no processo, obtendo a substância em forma pura e com maior rendimento.