Obtenção do TPA pela reciclagem

foto 36Facilitar e baratear a produção de garrafas e outros produtos de PET é o resultado do invento Obtenção de ácido tereftálico (TPA) por meio de reciclagem química de PET. São os inventores Maria Zanin, atualmente professora voluntária vinculada ao departamento de Psicologia e à Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar; e Sandro Donnini Mancini, doutor pelo Programa de Pós-graduação de Ciência e Engenharia de Materiais e atualmente professor da Unesp - Sorocaba.


O PET é hoje uma resina muito popular e com uma das maiores taxas de crescimento em aplicação como material para embalagens, sendo o Brasil um dos maiores mercados mundial de garrafas plásticas.


O invento desenvolvido na UFSCar inova ao criar uma nova rota de fabricação do ácido tereftálico, um dos reagentes utilizados na produção do PET. Derivado do petróleo, parte do ácido utilizado é importado. Só de importação o Brasil gasta aproximadamente US$ 50 milhões/ano.


A nova rota é feita a partir de matéria-prima abundante e barata: garrafas PET usadas. A principal vantagem do invento é que o processo desenvolvido deverá ter custo menor em relação aos já utilizados por envolver resíduos (garrafas descartadas), soda cáustica e água. Além disso, o produto final, o ácido tereftálico, apresenta alto grau de pureza (99,6% de pureza mínima).