Medição Massa de Tamponamento

23Um sistema que permite monitorar a transformação do minério de ferro em ferro metálico nas indústrias siderúrgicas em locais onde o acesso seria impossível, resultando em maior controle e melhor qualidade do produto. Foi com esse propósito que pesquisadores da UFSCar e da Usiminas desenvolveram o Sistema para medição da temperatura da massa de tamponamento do furo de corrida de altos-fornos. São os inventores Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar; e Luis Augusto Marconi Scudeller, Ricardo Machado Cabral, Belarmino Rodrigues Pinto Neto e José de Sousa Carvalho, da Usiminas.


O invento é utilizado no alto-forno, equipamento da indústria siderúrgica que tem como finalidade transformar o minério de ferro em ferro metálico. Durante o processo, ao completar a etapa de transformação, o metal líquido é liberado por meio de canais (furos) preenchidos com uma massa (material de tamponamento) projetada para suportar altas temperaturas.


O sistema monitora as propriedades da massa no local e no decorrer do processo a fim de se obter, através do gradiente de temperatura, o momento mais adequado para permitir o vazamento ou o tamponamento do furo de vazamento. Com o invento é possível avaliar, com dados reais e confiáveis, se o material está dentro das características específicas e se as reações foram completamente efetuadas, além de indicar possíveis defeitos ou problemas no tamponamento ou naquela região do alto-forno. A patente tem a titularidade da UFSCar e da Usiminas.