Proteína Regeneradora de Tecidos

foto 23Uso da alternagina-C (ALT-C) da Bothrops alternatus, peptídeo sintético derivado de sua estrutura, composição farmacêutica e método de obtenção da mesma é o título do invento que tem como titulares a UFSCar, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Fapesp. São os inventores: Heloísa Sobreiro S. de Araújo, do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFSCar; Márcia Regina Cominetti, Cristina Helena B. Terruggi, Oscar Henrique P. Ramos, pós-graduandos da UFSCar; e Verônica M. Morandi da Silva, pesquisadora da UERJ.

 

O processo consiste no isolamento de uma proteína que tem potencial de atividade cicatrizante, acelerando a regeneração de um tecido lesado.

 

O grande diferencial do invento está na origem da proteína: veneno de Bothrops alternatus, serpente popularmente conhecida como Urutu.

 

Testes já realizados mostraram que essa proteína estimula a formação de vasos sangüíneos, o que faz aumentar a oxigenação das células e, conseqüentemente, acelera a regeneração dos tecidos. Entre as diversas aplicações que estão sendo investigadas está o uso da proteína visando a regeneração do tecido cardíaco.

 

Os pesquisadores estão estudando a parte farmacotécnica para chegar a um produto final e também o uso da proteína na terapia regenerativa.