Biorreator

foto 18Um equipamento eficiente, robusto, de baixo custo e de simples operação utilizado para o ensino e desenvolvimento de pesquisas na área de Engenharia Bioquímica. Assim é o invento Biorreator pneumático de circulação interna e uso do mesmo. Ele foi desenvolvido por Alberto Colli Badino Jr., docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), e Carlos Osamu Hokka e Marcelo Otávio Cerri, respectivamente professor e aluno do programa de Pós-graduação em Engenharia Química. O equipamento pode ser utilizado em processos biológicos, enzimáticos ou simplesmente como reator químico.

O objeto de estudo dos pesquisadores, que fazem parte do grupo de Engenharia Bioquímica do DEQ, foi o biorreator pneumático tipo airlift com dispositivos de transferências de calor e massa eficientes. A idéia foi desenvolver um equipamento não convencional de bancada, resistente, de simples operação e de baixo custo (custo cerca de 70% menor que os existentes no mercado) que pudesse substituir os convencionais.

Outra particularidade é oferecer bons níveis de transferência de calor e de massa, similares ou até superiores àqueles dos equipamentos convencionais Além disso, o tipo de modelo desenvolvido não existe no mercado nacional, sendo que similares são produzidos somente por encomenda.

O projeto foi desenvolvido com capacidade para 2, 5 e 10 litros e pode ser utilizado tanto para atividades de ensino como de pesquisa por indústrias de bioprocessos, institutos de pesquisa e universidades, principalmente as que oferecem cursos de Engenharia Química, de Alimentos e Ambiental.