Sensor In-Line

foto 11

Medir in-line (tempo real) a turbidez de uma blenda polimérica ou um compósito fundido, fluindo em uma extrusora e através dela obter informações da qualidade da mistura. Esse é o principal objetivo do invento Aparelho e método para análise in-line de fluxos túrbidos, desenvolvido pelo pesquisador Sebastião Vicente Canevarolo Jr., do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa).


A turbidez diz respeito à transparência, ou seja, quanto mais túrbido, menos transparente é o material, resultado da presença de uma segunda fase (segundo componente minoritário) presente na mistura.


O aparelho desenvolvido analisa as características da segunda fase (ou segundo componente) e dá indicações quanto ao seu tipo, concentração e tamanho médio de partículas. Esse aparelho pode, por exemplo, ser acoplado a uma extrusora, equipamento utilizado na indústria para amolecer, fundir e forçar o material polimérico através de uma matriz para adquirir uma determinada forma (um tubo ou perfil). A medida da transparência do material em análise é feita no estado fundido.


Feita a leitura, os dados são microprocessados e apresentados em uma tela para fácil leitura e imediata ação do operador da extrusora. Atualmente esse tipo de análise é feita off-line, o que pode levar de 24h a algumas semanas. O aparelho também pode ser integrado em um sistema fechado, mudando automaticamente as condições de operação segundo a necessidade.


O aparelho pode ser instalado em máquinas de alta produção por meio de um desvio de uma parte do fluxo polimérico principal