Parcerias Institucionais

As parcerias Institucionais são utilizadas pela UFSCar para se aproximar ao Mercado. São denominadas desta forma todas as modalidades de aproximação Universidade-Empresa, Universidade-ICT, Universidade-Instituto de Pesquisa formalizadas por meio de contratos, acordos de cooperação institucional, acordos de intenções, termos de apoio e acordos de confidencialidade.

Na prática, isso quer dizer que a Universidade, em suas mais distintas instâncias - podendo ser um laboratório, grupo de pesquisa, conjunto de pesquisadores etc. - irá coordenar um esforço para atingir um objetivo comum com este parceiro por meio das modalidades de parceria devidamente instituídas pela UFSCar.

 

Projetos de Extensão

Os Projetos de Extensão têm como objetivo levar as atividades de ensino e pesquisa da UFSCar para a sociedade, ou seja, é a ferramenta que a Universidade possui para expandir as atividades além de suas fronteiras ou para atrair a sociedade para dentro da instituição. São projetos de diversas naturezas, desde pesquisa/consultoria direcionada para uma empresa até projetos para monitoramento das espécies da fauna e da flora que vivem em áreas de preservação ambiental.
Um projeto de extensão sempre precisa ter um servidor da UFSCar como Coordenador e este definirá escopo, equipe de trabalho, cronograma, objetivos e orçamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Pró-Reitoria responsável por esta modalidade de parceria: http://www.proex.ufscar.br.

 

Projetos de Inovação

Os Projetos de Inovação se assemelham aos Projetos de Extensão em forma, porém sempre têm como objetivo o desenvolvimento de uma solução inovadora para uma empresa. Esta solução pode ou não gerar uma ou mais propriedades intelectuais (que deverão respeitar um acordo de propriedade intelectual específico assinado para o projeto e) que serão de titularidade da universidade, podendo ser licenciadas ou cedidas conforme regulamentação específica (link da Resolução 09/2019.

Mais informações podem ser obtidas na aba Projetos de Inovação.

 

Termos de Apoio

Os Termos de Apoio são assinados sempre que uma empresa solicita formalmente a divulgação da Agência de Inovação e da UFSCar através de seus veículos oficiais de comunicação. Este tipo de acordo prevê que a Agência de Inovação e/ou a UFSCar realizarão a divulgação do evento e, em troca, receberão um agradecimento tanto no dia do evento quanto por meio da inclusão das marcas no espaço de apoiadores do evento.
Vale ressaltar que este tipo de apoio não se aplica a todo tipo de events. O apoio será oferecido a eventos de cunho científico, tecnológico, social ou de inovação e sempre lembrando que é necessário possuir sinergia com o trabalho desenvolvido pela Agência de Inovação e pela UFSCar.
Quando a divulgação tratar de eventos que cobram por ingresso, espera-se que a organização ofereça algumas cortesias para sorteio entre alunos da universidade. Para o caso de eventos de negócios, estas cortesias poderão ser utilizadas pela equipe da Agência de Inovação para a realização de contatos e prospecção de parcerias Universidade-Empresa.

 

Acordos de Cooperação Institucional

São contratos assinados entre a UFSCar e algum outro ente, governamental ou não, onde ambas as partes se comprometem a tomar atitudes que fomentem o desenvolvimento científico-tecnológico em áreas específicas por meio de projetos conjuntos ou não. Esta modalidade geralmente apresenta-se como alternativa mais viável para conjuntos de empresas, consórcios ou uniões para o desenvolvimento de áreas específicas, uma vez que, com este tipo de acordo, o que a UFSCar faz é não apenas o desenvolvimento de um projeto específico como também o apoio a projetos que não sejam da universidade.

 

Acordo de Intenções

Os acordos de intenções são documentos firmados quando há a intenção de uma organização em desenvolver projetos em conjunto com a UFSCar, mas ainda sem objeto definido. É um acordo de que a organização e a universidade trabalharão em conjunto para levar alguma pesquisa desenvolvida dentro da UFSCar para implementação no mercado. Geralmente estes acordos são firmados quando uma empresa demonstra interesse em mais de uma linha de pesquisa mas ainda não sabe exatamente o escopo dos projetos que pretende financiar.

 

Acordos de Confidencialidade

Os acordos de confidencialidade são o primeiro passo para qualquer parceria Universidade-Empresa que envolva a troca de informações, uma vez que as empresas possuem seus segredos industriais e estratégias comerciais que devem ser mantidos em sigilo da mesma forma que os pesquisadores da UFSCar possuem pesquisas em andamento que também precisam ser sigilosas. Desta forma, o acordo de confidencialidade é o principal mecanismo de proteção de ambas as partes no momento da primeira aproximação Universidade-Empresa, lembrando sempre que este é substituído pela cláusula de confidencialidade de qualquer contrato que venha a ser assinado em decorrência da aproximação.

 

Programa de Aproveitamento de Estruturas Universitárias para Incentivo à Inovação (PAEU)

O Programa de Aproveitamento de Estruturas Universitárias para Incentivo à Inovação é uma ferramenta que foi instituída pela Resolução 08/2019 do Conselho de Inovação da UFSCar em consonância com o decreto nº 9.28/2018 que estabelece novas maneiras de interação universidade-empresa para fomentar os ecossitemas de inovação no Brasil. Com este programa é possível que a UFSCar ofereça um espaço ocioso de sua estrutura para que uma empresa desenvolva um projeto voltado à inovação. Desta maneira, a empresa responsável pelo projeto escolhido terá direito de uso (incluindo gestão e manutenção) do espaço pelo período do contrato, desenvolvendo seu projeto com pessoal próprio, regras próprias e calendário próprio, não necessariamente precisando seguir o funcionamento do resto do campus em que se encontra.