Agência de Inovação da UFSCar participa da inauguração do SevenHub no campus Sorocaba da UFSCar

Na tarde da última terça-feira (10), o campus Sorocaba da UFSCar inaugurou o SevenHub – um espaço para inovação localizado no prédio do ATLab que une as salas 124 e 106. O evento, aberto ao público, foi apresentado pelo docente e coordenador do projeto, André Coimbra Félix Cardoso, e contou com a presença da reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, do pró-reitor de extensão, Roberto Ferrari Júnior, dos integrantes da equipe, alguns membros da Agência de Inovação da UFSCar e demais apoiadores e interessados.

 

Na ocasião, o idealizador do projeto, André Coimbra, comemorou a inauguração da sala, apresentando seus propósitos e valores. Além de agradecer a presença da Administração Superior da universidade, o docente apresentou os pilares do SevenHub, espaço que visa contribuir para a concretização de ideias através da inovação e do empreendedorismo. “Nós buscamos olhar para os desafios globais ao mesmo tempo em que olhamos para dentro de nós na busca por autoconhecimento. Afinal, temos muitos talentos e ideias dentro da universidade e podemos olhar para fora buscando o que sabemos fazer melhor. É através desse pensamento crítico e ações práticas que podemos trabalhar juntos para transformar o mundo”, sugeriu.

 

O espaço de inovação, denominado “SevenHub”, segundo André Coimbra, se justifica pela soma dos números das salas onde está localizado (salas 124 e 106, 1+2+4 = 7 e 1 + 0 +6 = 7) e seu visual diferenciado proporciona novas experiências ao usuário e a possibilidade de construir soluções tecnológicas customizadas com alto valor social, ambiental e econômico. Além disso, o nome faz alusão à construção de sete pilares, dentre os quais: o espaço de co-working, para a realização de trabalhos em comunidade dentro de ambiente de troca de oportunidades; laboratório de educação; e pesquisa e desenvolvimento, para verificação dos desenvolvimentos dos grupos de pesquisas da universidade, visando disponibilizar o conhecimento para o mercado e para a sociedade – em convergência com a missão da Agência de Inovação; hub de inovação, para a troca de projetos, pesquisas e colaboração; co-incubação, como incubadora de ideias dentro da universidade; aceleração de startups, para apoio às novas empresas que surgirão na universidade; e inovação corporativa, visando aproximação das empresas interessadas nas pesquisas e soluções desenvolvidas na UFSCar.

 

O vínculo para a utilização do espaço se dará através de edital de submissão de projetos, além de processo de capacitação, conforme agenda disponibilizada publicamente. Além disso, serão realizados eventos (maratonas) para que as pessoas ingressem e estruturem suas ideias, trazendo resultados efetivos à sociedade que, posteriormente, serão convidados à incubação com suporte e mentoria da universidade.

 

De acordo com André Coimbra, o projeto está apenas começando e se concentrará mais nos resultados do que em expectativas de crescimento. “O que temos é um desejo de criar contribuições concretas. Não nos importa a quantidade de projetos que teremos ao longo dos anos, importa que sejam projetos significativos e relevantes socialmente”. O docente também afirmou que o espaço vem reforçar e contribuir com a atuação da Agência de Inovação que já possibilita a criação de ambientes favoráveis ao relacionamento da instituição com o setor empresarial. “Nós queremos reforçar e contribuir com algo que já existe na universidade, e eu acredito que só conseguiremos fazer isso se todos nós trabalharmos juntos”, sinalizou.

 

A reitora da universidade, Wanda Hoffmann, cumprimentou a equipe pelo fortalecimento de talentos existentes na UFSCar, além de desejar bons frutos e afirmar o apoio da Administração Superior no avanço de projetos que levam o nome da universidade. “O empreendedorismo realmente sai de dentro para fora, afinal somos empreendedores de nós mesmos. Por isso, eu cumprimento todos os alunos, funcionários e professores que não mediram esforços para avançar no caminho do conhecimento e empreendedorismo, e, especialmente, por construírem projetos que fazem com que a universidade supere cada vez mais desafios e fronteiras”, declarou a reitora.

 

Em sua fala, o pró-reitor de extensão da universidade, Roberto Ferrari Júnior, também parabenizou os envolvidos, idealizando que o espaço resulte em pessoas e projetos transformadores. “Eu me dou o direito de ser parte desse espaço por fazer parte da UFSCar. Por isso gostaria de parabenizar e convida-los a serem pessoas que transformem a sociedade através dessas ferramentas e instrumentos (a inovação e o empreendedorismo), ou seja, que saiam deste ambiente para mudar o mundo”, finalizou Ferrari.

 

Os presentes foram recepcionados com coquetel e convidados a sugerir ideias de logotipos que serão votados para auxiliar na criação de uma identidade visual do SevenHub.

 

Se você não está no campus Sorocaba, mas deseja conhecer o espaço de inovação da UFSCar, acompanhe o projeto na página do Facebook neste link.

 

IMG 5608 reduzida

SevenHun está localizado no prédio do ATLab no campus Sorocaba da UFSCar