Agência de Inovação participa de mesa-redonda durante o I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia na UFSCar

No último dia 17 de maio, a Agência de Inovação da UFSCar participou de mesa-redonda que debateu as soluções inovadoras para problemas do envelhecimento durante o I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia Aplicadas à Gerontologia na UFSCar. O evento aconteceu no Teatro Florestan Fernandes no campus São Carlos da UFSCar.

 

A palestra da Agência "Os passos de uma patente: da pesquisa ao licenciamento", proferida pela coordenadora de Proteção à Propriedade Intelectual, Patricia Villar Martins, abordou os principais aspectos e requisitos de Proteção à Propriedade Intelectual, as modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar – como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar e programa de computador – além de questões mais amplas como busca de anterioridade, territorialidade, redação de patentes, garantias, prazos, legislações e transferência de tecnologias. Martins também apresentou a atuação da Agência de Inovação.

 

Além da Agência de Inovação, a mesa-redonda intitulada "A interface interdisciplinar no desenvolvimento de patentes na área do Envelhecimento", moderada por Aline Cristina Martins Gratão, contou com a apresentação das palestras "A experiência da UFSCar", proferida por Marcia Regina Cominetti, e “Dispositivo para diagnóstico da doença de Alzheimer”, apresentada pelo docente Ronaldo Censi Faria. Após a apresentação, os palestrantes tiraram todas as dúvidas dos participantes.

 

DSC 0006 reduzida

Patricia Martins em palestra no Teatro Florestan Fernandes no campus São Carlos