Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar faz balanço da gestão 2016-2020 e apresenta novos projetos

WhatsApp Image 2020-04-01 at 17.03.18 1

 

No último dia 26 de outubro, o Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar se reuniu remotamente para a realização de sua 6ª Reunião Extraordinária, presidida pela reitora da universidade, Wanda Aparecida Machado Hoffmann, e secretariada pelo diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Vidal Aroca. O Conselho de Inovação foi criado em janeiro de 2008, por meio da portaria n. 823/08, que também instituiu a Agência de Inovação da UFSCar, vinculada à Reitoria. O Conselho é composto pelo Reitor da UFSCar (presidente), todos os Pró-Reitores, um representante de cada Centro Acadêmico, a Diretoria da FAI•UFSCar e a Diretoria Executiva da Agência de Inovação da UFSCar.

 

A reitora da universidade, Wanda Hoffmann, iniciou a reunião com a apreciação da Ata da 10ª Reunião Ordinária, realizada em março de 2020 e, em seguida, homologou a aprovação dada ad-referendum para seis interrupções de manutenção de patentes da universidade e uma alteração em projeto de inovação. Ela também apresentou a interrupção de duas tecnologias e prestação de contas do projeto de inovação intitulado “Desenvolvimento de filmes contendo compostos ativos para aplicação alimentícia”, vinculado ao Departamento de Química, que, segundo o diretor executivo da Agência de Inovação, Rafael Aroca, envolveu parceria internacional focada no desenvolvimento de embalagem com melhorias funcionais.

 

Em seguida, foi apresentado e aprovado o projeto de inovação intitulado “Fomento à melhoria dos serviços e das atividades de apoio da Agência de Inovação da UFSCar”, sob coordenação de Rafael Vidal Aroca, cuja finalidade é oferecer suporte através da contratação de bolsistas, alunos, equipe de apoio administrativos e visando agilizar processos de fomento à inovação, considerando que atualmente há a necessidade de pessoal para realizar as tramitações, frente a demanda existente.

 


O diretor executivo apresentou as atividades da Agência de Inovação referentes ao período de 2016 a setembro de 2020, no que diz respeito aos serviços realizados, principais indicadores e conquistas, especialmente na manutenção e crescimento de royalties advindos das tecnologias da universidade. “O licenciamento é útil para a sociedade, pois gera renda, emprego e retorno de recursos investidos pela instituição”, explicou.

 


Além disso, Aroca reforçou a atuação da Agência no fomento à cultura empreendedora da Universidade, através do apoio à Liga Empreendedorismo de São Carlos (LESC), do cadastramento das empresas-filhas da universidade, da realização do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, da criação do Hub de Inovação de Araras e da inauguração da STARTECA na Biblioteca Comunitária.

 


O Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar aprovou por unanimidade todas as propostas e projetos apresentados, e a reunião foi encerrada pela reitora Wanda Hoffmann, que agradeceu a participação remota e contribuições de todos os Conselheiros e integrantes da Agência de Inovação da UFSCar. A reitora parabenizou a todos que contribuíram para os resultados positivos, afirmando que a Agência de Inovação “faz parte do fortalecimento e crescimento da UFSCar. Afinal, o mais importante é fazer com que as soluções criativas de nossa universidade cheguem à sociedade”, finalizou.