Cristalização de polímeros

foto 17Um sistema que monitora a cristalização de materiais poliméricos durante o processo de moldagem por injeção (on line). Essa é a principal característica do Sistema óptico e método para monitorar a cristalização de materiais poliméricos durante a moldagem por injeção, desenvolvido pela professora do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), Rosario Elida Suman Bretas, e pelos doutores pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Marcelo Farah e Alessandra Lucas Marinelli.

 

Todas as propriedades mecânicas, óticas e elétricas de um material semicristalino dependem da sua cristalinidade e é por meio da morfologia desenvolvida durante o processo de cristalização que se determina, por exemplo, a rigidez de um produto.

 

No caso dos polímeros, nem sempre esses atingem toda a cristalinidade possível. Além disso, o grau de cristalização de um material polimérico só pode ser avaliado com o processo off-line e em equipamentos específicos. Foi pensando nesses problemas que os pesquisadores da UFSCar desenvolveram um sistema que permite a monitoria e, conseqüentemente, o controle da cristalização de um polímero durante o processo de moldagem por injeção.

 

Compõem o sistema o molde, um laser, um detector, duas fibras ópticas e o atenuador do laser. Ele pode ser adaptado a qualquer máquina injetora e pode ser colocado em vários pontos.

 

A principal vantagem do sistema, que pode ser implantado por todo o tipo de empresa que atua com a moldagem por injeção, é o controle do processamento de cada peça (independente de seu volume, tamanho, flexibilidade etc), o que possibilita a redução do tempo de trabalho da máquina e de operação.