DC cria sistema de monitoramento de temperatura para locais que armazenam vacinas

Com a chegada da primeira dose de vacinas contra o novo coronavírus em São Carlos, a prefeitura municipal sentiu a necessidade de ter uma forma de controlar a temperatura nas salas que armazenam as doses imunizantes, com o intuito de garantir que a temperatura ambiente fique dentro do esperado.

 

Na semana passada, a pedido da prefeitura, uma equipe do DC, coordenada pelo professor Rafael Vidal Aroca, desenvolveu um sistema para monitorar a temperatura nos ambientes onde estão mantidas as vacinas. Como o requerimento foi feito com urgência, o sistema foi desenvolvido em apenas um dia.

 

Aroca explica que o sistema monitora de forma contínua a sala refrigerada que armazena as doses. Caso a temperatura fique abaixo de 2 graus ou acima de 8 graus, imediatamente um SMS é enviado para a guarda municipal e para a vigilância epidemiológica. Além disso, também é acionado um alarme na central de monitoramento da guarda municipal. O alarme, que também toca em caso de qualquer acesso, já existia, mas foi integrado ao sensor de temperatura.

 

Com o sucesso do sistema, a equipe do DC já está sendo contatada por outras prefeituras para fornecer o sensor de temperatura.

 

Fonte: Portal Departamento de Computação da UFSCar