Quantificação de Inseticida Natural

foto 44Avaliar o inseticida contendo azadirachtinas e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade desse produto. Esse é um dos propósitos do invento Método para quantificação das azadirachtinas A e B em sementes e óleo comerciais de Azadirachta indica, que tem como inventores os pesquisadores do Departamento de Química Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, Quezia Bezerra Cass, João Batista Fernandes e Paulo César Vieira, e os pós-graduandos em Química Artur Placeres Neto e Moacir Rossi Forim.


De origem indiana, a árvore Nim também está presente no Brasil e vem ocupando cada vez mais espaço na agricultura. Ela tem uma qualidade especial: sua semente contém a Azadirachtina, um composto químico utilizado na produção de um óleo inseticida natural, eficiente e não-tóxico.


O processo desenvolvido na UFSCar permite quantificar o teor da azadirachtina tanto nas sementes como nos óleos já produzidos. Para isso é utilizada a cromatografia líquida, um processo físico-químico de separação.


O invento engloba desde o preparo da amostra a ser analisada, o que inclui as condições adequadas para realizar a cromatografia, até a quantificação do composto químico, determinando a qualidade da semente que servirá como matéria-prima como também do óleo produzido. O processo se diferencia dos existentes por abranger o preparo da amostra, por utilizar técnica simples e pela sua confiabilidade nos resultados apresentados.