Nanofibras com Maior Resistência

foto 54Um processo que permite a produção da nanofibra com maior elasticidade e também com maior resistência mecânica. Esse é o resultado do invento Processo de obtenção de nanofibras de nanocompósitos esfoliados de poliamida 6,6 com nanoargila por eletrofoliação e nanofibras obtidas. São as inventoras a professora Rosario Elida Suman Bretas, a pesquisadora Marcia Cristina Branciforti, ambas do departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e a mestranda Camila Ribeiro dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.


O invento tem como matéria-prima o nylon 66, que é um polímero utilizado principalmente no ramo têxtil. Entre outras aplicações do nylon está a de produção de fibras, cujo diâmetro é da ordem de micras.


O invento desenvolvido inclui a adição ao nylon 66 de nanopartículas de argila, o que permite o aumento do módulo elástico, ou seja, uma resistência mecânica maior. Isso se dá em razão das camadas da argila serem esfoliadas, sendo que cada camada se liga ao polímero. Essa mesma propriedade também faz com que aumente o caminho do fluxo de gases, aumentando também a impermeabilidade aos mesmos.


O invento pode ser utilizado em diversos produtos como membranas para separação, adesivos para liberação de fármacos etc.