Configuração em Modelo Didático de Molécula

Escrito por Tatiane Liberato
Qua, 06 de Setembro de 2017 11:34

DI UFSCarEm 2015, a Agência de Inovação teve o prazer de anunciar o registro do primeiro Desenho Industrial (DI) da UFSCar referente à “Configuração Aplicada em Modelo Didático de Molécula de DNA”, de autoria da pesquisadora Ana Laura de Souza Paulino, do Departamento de Psicologia da UFSCar. Trata-se de um objeto didático tridimensional com cores e texturas diferenciadas que visa auxiliar a aprendizagem de alunos cegos ou com deficiência visual.

Para o desenvolvimento do ornamento, foram realizados testes com materiais utilizados em modelos didáticos de moléculas, com texturas diferenciadas para pessoas com cegueira, e cores contrastantes para pessoas com baixa visão. A partir daí, foram selecionados materiais que atendessem essas exigências e permitissem a reprodução da molécula de DNA em três dimensões, visando elaborar seu formato real e permitir sua mobilidade, já que o DNA não é algo fixo dentro da célula.

Levando cerca de seis meses para ser desenvolvida, a ideia da criação deste Desenho Industrial surgiu durante a graduação da pesquisadora, que, no curso de Biologia, elaborou materiais didáticos de ensino para alunos com deficiência visual. O diferencial deste modelo é justamente sua possibilidade de adaptação, principalmente às pessoas que possuem cegueira e/ou baixa visão.

Segunda a pesquisadora, seu objetivo era criar um modelo que auxiliaria no processo ensino-aprendizagem como também na aquisição de conceitos que fazem parte do currículo escolar dos alunos do ensino médio. “O nosso resultado foi um material destinado a educação, mas que contribui, principalmente, para a inclusão social de alunos com deficiência visual, facilitando a aprendizagem no âmbito escolar”, ressaltou Ana Laura.

Assim, o Desenho Industrial poderá ser útil às empresas que fabricam materiais didáticos, tendo o público escolar como potencial interessado. Apesar disso, a pesquisadora afirma que ainda não está em fase de contato com empresas, mas o DI encontra-se disponível para comercialização.