Desde 2015 setor do conhecimento no Brasil perdeu cerca de R$ 38 bilhões

Qui, 18 de Abril de 2019 12:27

O levantamento foi feito pelo “Observatório do Conhecimento”, iniciativa lançada nessa terça-feira em Brasília, e considera recursos empenhados para Capes, bolsas de estudo, universidades, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre outros

Organização lançada nesta terça leva em conta no cálculo recursos para Capes, bolsas de estudo, universidades, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; entre outros

Sucessivas crises nas universidades federais, pesquisas prejudicadas pela falta de recursos, saída de cientistas do país e instabilidade na concessão de bolsas. O cenário é fruto de um contínuo contingenciamento de verbas nas áreas relacionadas à produção científica. Desde 2015 foram cortados R$38 bilhões do “setor do conhecimento”, considerando as perdas acumuladas ano a ano e corrigidas pela inflação. O levantamento foi feito pelo “Observatório do Conhecimento”, grupo lançado ontem e organizado por associações de docentes das universidades do país.

O cálculo considera valores empenhados destinados às universidades, institutos e escolas federais; à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e ao Ministério da Ciência , Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), onde está alocado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja o texto na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 17 de Abril de 2019