Fórum de Ciências Humanas, MCTIC e CGEE realizam estudo sobre áreas da ciência nacional

Ter, 16 de Abril de 2019 11:01

Um dos eixos de análise busca mapear as principais convergências da produção científica dessas áreas com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti). Os resultados do projeto serão apresentados na 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FHCSSA), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) estão desenvolvendo o Projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (CHSSALA), que traça um panorama da pesquisa nacional nessas áreas e a sua distribuição geográfica.

O projeto tem como objetivo aprimorar as políticas públicas relacionadas às CSSHALA e destacar sua importância para a ciência, a tecnologia e o processo de desenvolvimento nacional. Um dos eixos de análise busca mapear as principais convergências da produção científica dessas áreas com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti).

A iniciativa é uma idealização do FHCSSA e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os dados utilizados no levantamento foram extraídos de bases oficiais do governo federal e correspondem aos anos de 2006 a 2016.

Foram desenhadas duas etapas para o desenvolvimento do projeto. A primeira fase prevê um panorama descritivo da pesquisa realizada nas grandes áreas do projeto e busca traçar os perfis dos acadêmicos, das pesquisas e das fontes de financiamento.

Já a segunda fase do projeto visa realizar uma análise dos dados levantados da produção científica em CHSSALA e produzir um documento sobre a sua contribuição para os objetivos da Encti. Com isso, será possível evidenciar a colaboração dessas áreas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Workshop CHSSALA

Nessa quinta-feira (11), foi realizado, na sede do CGEE, o 5º Workshop sobre CSSHALA, no contexto da segunda etapa do projeto central. Entre as discussões, foram apontadas as possíveis contribuições dessas áreas para a Encti, a partir de um refinamento terminológico das pesquisas para a composição dos objetivos estratégicos.

Os resultados do projeto serão apresentados na 71ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

CGEE

Fonte: Jornal da Ciência, 15 de Abril de 2019