Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, assume a presidência do Cruesp

Ter, 16 de Abril de 2019 10:11

Agência FAPESP – O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, tomou posse como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). O mandato tem duração de um ano. O presidente anterior foi o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan.

O Cruesp é constituído pelos reitores da USP, Unicamp e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Educação. De acordo com o decreto de sua criação, o conselho tem como principais objetivos fortalecer a interação entre as universidades, propor possíveis formas de ação conjunta, reunir esforços para o desenvolvimento das instituições, assessorar o governador em assuntos do ensino superior, analisar e propor soluções para as questões relacionadas com ensino e pesquisa nas universidades estaduais.

Marcelo Knobel assumiu a reitoria da Unicamp em abril de 2017. Professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Knobel realiza pesquisas na área de magnetismo e materiais magnéticos e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia, percepção pública da ciência e à educação superior.

Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade e foi o diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Foi membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Área de Física da FAPESP.

Knobel também foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, de 2010 a 2016, e pró-reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), quando implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior.

Mais informações: https://bit.ly/2UMUqFQ.

Fonte: Agência FAPESP