logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Parlamentares respondem a carta da SBF sobre o corte de 42,27% no orçamento para a ciência

Seg, 15 de Abril de 2019 09:31

Documento da Sociedade Brasileira de Física reforça alerta da SBPC e outras cinco entidades científicas sobre gravidade do contingenciamento anunciado pela Presidência da República em 29 de março

 

Dia 5 de abril, a presidência da SBF enviou uma carta ao endereço eletrônico de todos os membros do Congresso Nacional, reforçando aos parlamentares a gravidade do problema do corte de 42,27% nas despesas de investimento do MCTIC, anunciado no fim de março pelo governo federal. Leia a seguir o texto da carta enviada e das respostas recebidas até o momento.

 

A Sociedade Brasileira de Física vem se juntar a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para reforçar a gravidade do problema relacionando ao novo corte de 42.27% no MCTIC.

 

O Brasil vem construindo ao longo das últimas décadas uma sólida base para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Temos hoje uma boa infraestrutura para pesquisa e laboratórios funcionando em todas as regiões do Brasil. Temos um ótimo contingente de recursos humanos qualificados e um grande número de jovens cientistas.

 

A diminuição de recursos para a ciência, tecnologia e inovação tem sido dramática nos últimos anos. O orçamento aprovado para o ano de 2019 já foi extremamente baixo se comparado a anos anteriores. Este novo corte pode destruir tudo que foi construído devido ao esforço de gerações de brasileiros.

 

Construir demora muito tempo, mas destruir pode ser muito rápido. Em época de crise, países desenvolvidos investem na geração de conhecimento e na inovação ao invés de diminuir recursos para a ciência, tecnologia e inovação.

 

O futuro do Brasil como nação desenvolvida e próspera depende do apoio das Senhoras e Senhores para que seja revertida esta tendência de diminuição no orçamento de ciência, tecnologia e inovação.

 

Sociedade Brasileira de Física

 

Marcos A. Pimenta – Presidente

 

Veja a seguir as respostas recebidas:

 

Prezado Marcos,

Agradecemos sua mensagem e as informações prestadas sobre a causa tão importante que você abraça.

O senador Carlos Viana tem o compromisso de apoiar todas as iniciativas que colaborem para a efetivação das políticas públicas, o desenvolvimento do país, a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.

As considerações feitas por você contribuem para que ele qualifique o mandato de senador e caminhe ao lado daqueles que desejam trabalhar por nosso país.

Senador Carlos Viana

 

 

Prezado Marcos,

O Senador Oriovisto Guimarães agradece o contato e sugestão e se coloca a vossa disposição neste Senado Federal.

Estamos encaminhando para equipe técnica analisar.

A principal atividade de um parlamentar é sugerir leis que melhorem a vida das pessoas, aprimorem as políticas públicas e garantam o desenvolvimento do país. Todas as sugestões que auxiliam esse processo são bem-vindas e contribuem para o fortalecimento da democracia.

Atenciosamente,

Senador Oriovisto Guimarães

 

 

Prezado Sr. Marcos boa tarde.

Inicialmente gostaríamos de agradecer o contato com o gabinete.

Hoje, 09/04, o deputado Felipe Rigoni teve uma audiência com o Ministro Marcos Pontes e ele informou que está em negociações com o Ministério da Economia para evitar um corte tão invasivo. Além disso, o ministro informou que trabalhará para dar eficiência à verba ministerial, tendo o CNPq como prioridade.

O deputado Felipe Rigoni está atento aos anseios da população brasileira e busca construir um mandato colaborativo e compartilhado. Por isso, pedimos que utilize o aplicativo Nosso Mandato, no qual você poderá expressar a sua opinião quanto aos projetos de lei que serão votados na legislatura, bem como sugerir outras proposições.

Deputado Federal Felipe Rigoni

 

 

Prezado Sr. Presidente

Temos plena concordância de que o Brasil tem um potencial científico como poucos países no mundo. Temos profissionais talentosos e dedicados que se destacam em outros países, deixando de fazê-lo no Brasil por falta de apoio e valorização.

Este corte só agravará a situação, mas nos parece que não é casual, existem interesses “superiores” por trás desta política de desmonte das estruturas sociais, educacionais, culturais e científicas em nosso país. Contem com nosso apoio nesta luta para reverter tais absurdos, assim como precisaremos do apoio de vocês também. Nosso mandato está à disposição como uma trincheira para todos que realmente buscam o desenvolvimento social, humano, cultural e científico em nosso país.

Atenciosamente,

Deputada Federal Fernanda Melchionna

 

 

Prezado Senhor Marcos Pimenta,

Obrigado pelas informações importantes para que eu faça uma análise conclusiva e poder analisar e decidir da melhor forma possível para nosso Brasil. A Tecnologia, ciência e a pesquisa são, sem dúvidas, a alma de uma Nação evoluída, concordo plenamente com as suas observações.

Estarei empenhado em melhorar essa situação apresentada que a considero muitíssimo importante, mais uma vez, obrigado!

Com apreço

Atenciosamente,

Deputado Federal General Peternelli

 

 

Olá!

Agradecemos o contato e reiteramos nosso compromisso com a educação e a ciência no Brasil.

Estamos avaliando a esta questão e em breve trataremos de ações.

Cordialmente,

Deputado Federal Tiago Mitraud

 

 

SBF

 

Fonte: Jornal da Ciência, 12 de Abril de 2019

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa