Governo leva ciência e tecnologia ao ambiente escolar

Seg, 15 de Abril de 2019 08:58

O lançamento e a implantação do Programa Ciência na Escola foram prioridades dos primeiros 100 dias do governo. A política começou a ser desenvolvida em abril, por meio de quatro ações simultâneas:

Chamada Pública para seleção de propostas para a educação científica por redes colaborativas de instituições de ensino e pesquisa;

Chamada Pública para seleção de pesquisadores que promoverão estudos voltados para pesquisa, intervenção e avaliação em questões sobre o ensino de ciências nas escolas;

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) coordenada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com meta de envolver 1 milhão de estudantes;

Lançamento da Especialização a distância em Ensino de Ciências – “Ciência é Dez!”, que vai formar mais de 2 mil professores.

O eixo central do programa é promover a integração entre universidades e a rede de escolas públicas para o ensino de ciências. Entre os objetivos do programa, estão o estímulo ao interesse pelas carreiras científicas; a identificação de jovens talentos; a formação de professores para o ensino de ciências; a promoção do ensino por investigação voltado à solução de problemas; além da democratização e da popularização da ciência no País.

A ação prevê ainda o compartilhamento de laboratórios e infraestrutura de pesquisa de universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia para atividades pedagógicas dos estudantes. De acordo com o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, o tripé formado por educação, ciência e tecnologia tem o potencial de alavancar o desenvolvimento do País, trazendo benefícios para as mais diversas áreas, inclusive a econômica.

Os resultados e impactos do Programa Ciência na Escola serão divulgados em um portal da internet constituído por um painel de indicadores estratégicos.

Mais detalhes sobre as iniciativas do Programa podem ser acessados no link https://www.ciencianaescola.gov.br.

100 dias de governo

Após o início da nova gestão, foram estabelecidas 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias de governo. As medidas trazem impactos significativos em áreas como saúde, educação, meio ambiente, segurança e combate à corrupção.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MCTIC