Organização holandesa apoiará pesquisas sobre conversão de biomassa

Seg, 15 de Abril de 2019 08:52

Agência FAPESP – A Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) lançou uma nova chamada de propostas para apoiar pesquisas sobre a conversão de biomassa.

A chamada Value from Biomass tem foco na transição de uma economia baseada em recursos fósseis para uma economia baseada em alternativas sustentáveis. Serão selecionados projetos que apresentem pesquisa científica básica, porém com teor inovador, possibilitando soluções socialmente relevantes no campo da conversão de biomassa.

As propostas devem ser apresentadas por consórcios multidisciplinares de pesquisadores e de empresas. O pesquisador responsável deve estar ligado a uma universidade ou instituto de pesquisa holandês, reconhecido pela NWO.

Como um dos objetivos da chamada é estimular a cooperação internacional, pesquisadores do Brasil, incluindo o Estado de São Paulo, e de outros países podem se associar a pesquisadores holandeses no desenvolvimento das propostas apresentadas.

Os pesquisadores brasileiros deverão demonstrar que sua contribuição ao projeto não pode ser encontrada na Holanda. Caso a proposta de consórcio seja aprovada, haverá recursos da NWO também para os pesquisadores estrangeiros.

Os projetos receberão financiamento da NWO de € 350 mil a € 630 mil. O prazo para submissão de propostas termina em 13 de junho de 2019.

Mais informações: www.nwo.nl/en/funding/our-funding-instruments/enw/value-from-biomass/value-from-biomass.html ou por e-mail para Tim Vos ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

A FAPESP mantém acordo de cooperaçãoo com a NWO, por meio do qual já foram lançadas seis chamadas de propostas. Saiba mais em: www.fapesp.br/7371.

Fonte: Agência FAPESP