logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Corte em bolsas de pesquisa amplia fuga de talentos do País, diz especialista

Qui, 11 de Abril de 2019 10:44

Congelamento de gastos de 42% anunciado por Bolsonaro impacta continuidade de pesquisas

 

O recente anúncio do governo de Jair Bolsonaro (PSL) sobre cortes orçamentários na pasta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) coloca em risco o pagamento de cerca de 80 mil bolsistas financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir de setembro deste ano. A medida, que congela cerca de 42% do valor destinado ao setor, impacta o desenvolvimento de pesquisas no país.

 

Cleonice Bento é professora da UniRio e bolsista do CNPq em estudo sobre doenças autoimunes, reações alérgicas e pacientes infectados por HIV. O valor da bolsa recebido pela professora é de R$2200, sendo que R$1000 é destinado para as necessidades diárias do laboratório, como a compra de reagentes para coletas de sangue de pacientes, por exemplo.

 

Além da falta de materiais para o laboratório, Cleonice explica que, caso o corte nas bolsas do CNPq seja efetivado, a pesquisa perderá pelo menos 5 alunos de doutorado e 3 de mestrado, impossibilitando a continuidade do trabalho. A professora avalia ainda que esse cenário dificulta que o Brasil retenha profissionais de talento e se torne independente na produção de conhecimentos.

 

Leia na íntegra: Brasil de Fato

 

Fonte: Jornal da Ciência, 10/04/2019, com informações Brasil de Fato

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa