Abipti abre inscrições para curso de Introdução à Gestão de Ciência e Tecnologia em Brasília

Ter, 02 de Abril de 2019 15:59

Estão abertas as inscrições para o curso de Introdução à Gestão de Ciência e Tecnologia, que acontece no dia 23 de maio das 8h às 18h, no Parque Tecnológico de Brasília – BioTic, em Brasília – DF. O curso faz parte do programa “Abipti Capacita”, é gratuito e voltados para associados, parceiros da Associação e ao público geral que tenha interesse em conhecer mais o trabalho da Abipti e o funcionamento do setor de CT&I no Brasil.

O objetivo do curso de Introdução à Gestão de C&T é motivar os gestores a aprofundarem suas preocupações e seus conhecimentos nas particularidades da gestão de empresas e organizações de base tecnológica, práticas que não costumam ser estudadas em cursos mais tradicionais de administração ou das áreas de tecnologia.

Em muitas instituições de C&T, os gestores são originalmente pesquisadores com pouco, ou quase nenhuma, capacitação em gestão, tendo que aprender na prática – sem as bases conceituais e exemplos de boas práticas da área.

O resultado do despreparo gerencial são os IESs com sérios problemas de sustentabilidade financeira e perda de foco estratégico, ICTs permanentemente em situação crítica, e inseguras, e o fechamento de empresas promissoras de alta tecnologia (ou sua venda para grupos empresariais maiores).

O curso é aberto ao público, mas focado na atuação de gestores de ICTs, IESs, e de empresas de base tecnológica, funcionários de órgãos públicos de C&T, alunos de administração e gestão pública e pesquisadores. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas AQUI.

Durante o curso, que tem duração de 8 horas, os alunos terão acesso a conteúdos sobre demandas e expectativas da sociedade para a C&T no Brasil; particularidades da gestão de projetos de C&T, contabilidade e prestação de contas de projetos de C&T, marketing específico para o setor, e empreendedorismo e intraempreendedorismo.

Sobre o capacitador

Paulo R. Foina é graduado em Física com mestrado e doutorado em informática e pós-doutorado em engenharia de sistemas. Atuou como principal executivo de tecnologia em grandes empresas nacionais (Abril Listel – Listas Telefônicas S/A, Encol – Engenharia, Comércio e Indústria, Americel S/A, BrasilTelecom S/A, JFM Informática Ltda, Portal Futurum de Educação S.A., Instituto de Pesquisas Eldorado). Sócio-gerente da SIT – Sistema de Informação e Tecnologia, consultoria especializada em tecnologia de informação, planejamento estratégico e gestão de inovação para empresas de base tecnológica. Professor universitário com passagens em grandes universidades (UFSCar, POLI/USP, UniCEUB) em cursos de computação em nível de graduação e pós-graduação. Diretor Executivo do Instituto illuminante de Inovação (trabalho voluntário). Coordenador do grupo de pesquisa em Gestão de Tecnologia do UniCEUB (registrado no CNPq). Palestrante nos temas de inovação, impacto da tecnologia, futurismo e educação. Atua como mentor e avaliador em ações voluntárias para desenvolvimento de startups inovadoras.

Curso: “Introdução à Gestão de Ciência e Tecnologia”

Data: 23 de maio

Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 18h