Manifesto da SBPC em defesa da educação, da ciência e da democracia tem grande repercussão nacional

Ter, 02 de Abril de 2019 15:19

O documento divulgado no último sábado recebeu apoio de dezenas de sociedades científicas associadas à SBPC e teve, até o momento, um alcance de mais de 65 mil pessoas nas redes sociais
A “Carta de Sobral”, manifesto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgado no sábado, 30 de março, recebeu apoio maciço da comunidade científica e da sociedade geral. O documento conclama a comunidade científica, acadêmica e escolar, sociedade civil, lideranças políticas e parlamentares a atuarem vigorosamente contra os retrocessos que ameaçam a educação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a democracia no País.

O documento foi produzido com apoio de pesquisadores, professores, estudantes e Prefeitura e instituições públicas do município por ocasião da Reunião Regional da SBPC em Sobral, no Ceará, realizada entre 27 e 30 de março, evento que reuniu mais de 3 mil pessoas. Desde sua publicação, mais de 30 sociedades científicas associadas à SBPC já subscreveram o documento, reiterando a pertinência de seu conteúdo.

A Carta de Sobral também teve grande repercussão nas redes sociais. Até o momento, a postagem teve um alcance de mais de 65 mil pessoas nas redes sociais. Só no Facebook, a postagem teve quase 1,5 mil compartilhamentos, 600 “reações” e 8.000 envolvidos.

“Queremos que todos os cidadãos, em especial as crianças e os jovens, tenham garantidos seus direitos educacionais e sociais. Motivos justos para comemorações intensas pelo conjunto dos brasileiros, nos próximos anos e décadas, serão a superação do analfabetismo e da miséria, o avanço significativo na educação, na ciência e na tecnologia, uma melhor qualidade de vida para todos, a redução das desigualdades, a preservação do meio ambiente e de nossas riquezas naturais, que estão em causa neste momento, e o desenvolvimento sustentável do País”, afirma o manifesto.

Além da SBPC, passam a assinar a carta as seguintes entidades:

Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Academia Brasileira de Neurologia (ABN)

Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)

Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF)

Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr)

Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite.BR)

Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)

Federação Brasileira das Associações Científicas a Acadêmicas da Comunicação (Socicom)

Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)

Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)

Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)

Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag)

Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ)

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)

Sociedade Brasileira de Física (SBF)

Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis)

Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV)

Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)

Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT)

Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP)

Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP)

Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)

Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS)

Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)

Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)

O texto na íntegra pode ser lido aqui.

Fonte: Jornal da Ciência, 02 de abril de 2019