Jovem pesquisadora é selecionada para o programa Simons Emmy Noether Fellows 2019-20

Qua, 27 de Março de 2019 14:17

Cecilia Chirenti, professora associada do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi selecionada para ser uma das Simons Emmy Noether Fellows de 2019-20 no Perimeter Institute for Theoretical Physics, do Canadá.

A bolsa tem o objetivo de apoiar pesquisadoras em estágios iniciais ou intermediários da carreira científica, criando novas colaborações e acelerando o crescimento profissional das selecionadas.

O Perimeter Institute propicia as condições necessárias para as bolsistas realizarem estudos por períodos prolongados, oferecendo infraestrutura e apoio logístico, como moradia próxima, indicações de escolas e creches para os filhos.

Com apoio da FAPESP, Chirenti conduziu os projetos de pesquisa "Gravitational waves and neutron star oscillations" e "Astrofísica Relativística e Ondas Gravitacionais"

Com pós-doutoramento no Instituto Max Planck de Física Gravitacional (Instituto Albert Einstein, na Alemanha) entre 2007 e 2009, seu trabalho de pesquisa envolve o estudo de ondas gravitacionais e objetos compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons, usando a teoria da relatividade geral.

Além de Chirenti, o conselho do programa Simons Emmy Noether Fellows selecionou outras sete cientistas de várias partes do mundo. Segundo o comunicado do Perimeter Institute, a escolha das oito bolsistas visitantes levou em conta a excelência científica de cada uma delas.

Mais informações: https://bit.ly/2TVP2zv.

Fonte: Agência FAPESP