Treinamento Técnico em processos de manufatura no ITA com bolsa da FAPESP

Qua, 27 de Março de 2019 11:33

Uma vaga de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP foi aberta para o projeto “Design for residual stress (DRS) na manufatura de engrenagem: uma abordagem indústria 4.0”, desenvolvido pelo Grupo de Inovação em Engrenagens (GIE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O prazo de inscrição se encerra no dia 31 de março de 2019.

A oportunidade tem como foco a elaboração e a validação de modelo preditivo de tensão residual gerado na manufatura de engrenagem. Haverá interação com pesquisadores internacionais.

Para essa tarefa, o estudante desenvolverá conhecimentos nas áreas de análise estrutural, processos de fabricação, elementos de máquinas, experimentação e análise de falhas. O bolsista terá ainda a oportunidade de se envolver diretamente com softwares específicos, equipamentos e com trabalhos relacionados à engenharia de transmissões por engrenagens.

São exigidos para a vaga conhecimento sobre o método de elementos finitos, propriedades de materiais metálicos e processos de manufatura, além de inglês avançado. Os interessados podem se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, o professor Alfredo R. de Faria ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2745.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP