Agência de Inovação apresenta palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual aos alunos da Engenharia Mecânica da UFSCar

Escrito por Tatiane Liberato
Ter, 26 de Março de 2019 16:31

Na tarde do último dia 25 de março, a Agência de Inovação da UFSCar esteve no Departamento de Engenharia Mecânica no campus São Carlos, proferindo palestra sobre Introdução à Propriedade Intelectual. Apresentada pela colaboradora da Agência, Nayara de Cassia Gaban Rozatte, a palestra fez parte da disciplina “Projetos de Máquinas” destinada aos alunos do quinto ano do curso de Engenharia Mecânica da UFSCar.

Na ocasião, Rozatte apresentou os principais aspectos de Proteção à Propriedade Intelectual, especialmente dentro dos três grandes grupos: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, para então abordar as principais modalidades utilizadas por pesquisadores da UFSCar, como a patente de invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, marca, cultivar, programa de computador. Ela também abordou questões mais amplas como a busca de anterioridade, territorialidade, garantias, prazos e legislações.

Ao final da palestra, Rozatte abordou alguns aspectos sobre transferência de tecnologia e licenciamentos, e deu exemplos de proteções e contratos de licença que estão sendo realizados pela universidade, além de apresentar a atuação da Agência de Inovação e tirar todas as dúvidas dos participantes.

IMG 2563 reduzida

Nayara Rozatte em palestra no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar