MCTIC inaugura link de comunicação na Estação da Antártica

Ter, 26 de Março de 2019 09:44

O Ministério lançou um vídeo inédito com imagens do continente gelado

A Antártica é tão importante para o Brasil quanto a Amazônia e o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR vem realizando substancial pesquisa científica na Antártica há mais de 30 anos nas áreas das Geociências (geologia, geofísica, glaciologia) entre outras, e para compreender a repercussão dos fenômenos climáticos em âmbito global e especialmente sobre o território e espaços oceânicos brasileiros.

Os ventos que sopram de lá, a maior área selvagem natural que resta na Terra, influenciam o que acontece no tempo por aqui e o excesso ou falta de chuva impacta diretamente nas decisões de milhares de pessoas, na agricultura, economia e outros setores relevantes para o país.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por exemplo, já monitoram a composição isotópica das chuvas (como se fosse o DNA da água) que caem na região Sul, parte do Sudeste e Centro-oeste, e atestam de onde vem a umidade. Ou seja, parte das chuvas e temporais é formada pelo acumulo de umidade que chega da região Antártica.

Por tudo isso, além de outros fatores estratégicos para o país, é muito importante ter uma comunicação ágil e capaz de compartilhar, em tempo real, dados, fotos e outras imagens entre os pesquisadores que estão na EACF e os institutos de pesquisa no Brasil.

Veja o um pouco da inauguração da nova base de telecomunicações que aconteceu dia 11-03-19 que marca uma nova fase da pesquisa brasileira e que também vai diminuir a distancia e isolamento dos bravos pesquisadores que passam boa parte dos meses do ano distantes dos familiares.

Parte da história da humanidade está congelada no continente Antártico. Estar ali é muito importante para o Brasil e estar conectado diminui a saudade e as distancias.

Veja o texto na íntegra: MCTIC

Fonte: Jornal da Ciência, 25/03/2019, com informações MCTIC