Pesquisador brasileiro com reconhecimento internacional

Sex, 22 de Março de 2019 14:56

Primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton, considerado o Nobel da espiritualidade, Marcelo Gleiser tem uma trajetória científica que contou, ao longo dos anos, com o apoio e o reconhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carioca, físico graduado pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Gleiser completou o mestrado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1982, e o doutorado pela Kings College de Londres, em 1986, como bolsista do CNPq. Além disso, após carreira consolidada na área de astronomomia com grande reconhecimento internacional, foi vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, em 2001.

A escolha de Gleiser para o Prêmio Templeton, anunciada nessa terça-feira, 19, foi justificada por Heather Templeton Dill, neta do criador do prêmio, pelo fato do pesquisador incorporar os valores que inspiraram seu avô, o banqueiro norte-americano John Templeton (1912-2008), a criar o prêmio na década de 1970.

"Físico teórico, cosmólogo e um dos principais proponentes da visão de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade da humanidade de abraçar o mistério e explorar o desconhecido", afirmou em um vídeo divulgado no site da fundação. Aos 60 anos, Gleiser receberá, em cerimônia em Nova York, no dia 29 de maio, a láurea que já foi concedida a personalidades como Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), Dalai Lama e o físico britânico Paul Davies. Prêmio é oferecido pela Fundação John Templeton, dos Estados Unidos, desde 1973.

Atualmente, Gleiser é professor do Dartmouth College, em New Hampshire, Estados Unidos e é autor de livros que discutem a origem do Universo, frequentemente abordando a relação entre ciência e religião. Ele receberá US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões), valor superior ao do próprio Nobel, de cerca de US$ 1 milhão.

Fonte: Portal CNPq com informações da FAPESP