Evento debate conceitos e impactos de dispositivos médicos implantáveis

Sex, 22 de Março de 2019 14:30

Necessários a tratamentos cirúrgicos, os implantes ortopédicos são produtos que envolvem trabalho de áreas médicas e tecnológicas para terem sua qualidade, eficiência e compatibilidade asseguradas aos pacientes, minimizando os riscos de causarem complicações ou morte

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO/MS) atuam com a avaliação de próteses ortopédicas há pelo menos 30 anos. Os interessados em conhecer melhor o assunto podem ter uma visão bastante abrangente assistindo ao próximo evento gratuito do ciclo Terças Tecnológicas, no dia 26 de março, das 14h30 às 16h30, no auditório do INT.

Com o tema Dispositivo Médico Implantável: conceitos, impacto biológico e ensaios para avaliação da qualidade, a Terça Tecnológica contará com palestra e bate-papo com o chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do INTO, João Antonio Guimarães; com a pesquisadora do INTO, Maria Eugênia Leite Duarte; e com Iêda Caminha, coordenadora de Negócios do INT.

Médico ortopedista, João Antonio Guimarães mostrará a variedade de dispositivos médicos implantáveis, como próteses, implantes diversos e materiais de osteossíntese, além de estudos que podem avaliar a qualidade desses produtos e o impacto que podem ter sobre os pacientes. Médica patologista, Maria Eugênia Leite Duarte irá mostrar o aspecto biológico da implantação de um corpo estranho no organismo e os cuidados que são tomados para favorecer a biocompatibilidade, evitando reações adversas.

Por fim, a engenheira metalúrgica Iêda Caminha mostrará o ponto de vista dos materiais, relacionando testes e análises de falhas a que são submetidos e soluções tecnológicas que vêm sendo desenvolvidas para a indústria nacional, envolvendo competências em Engenharia e Ciência dos Materiais, Corrosão, Biocorrosão e Degradação, Engenharia e Design de Produtos.

O evento também marca uma reaproximação entre o INTO – que atua como hospital de referência do Ministério da Saúde e em ensino e áreas de pesquisa – e o INT, que atua em pesquisa e desenvolvimento, além de prestar serviços tecnológicos para a sociedade, como no caso da avaliação de produtos médico-hospitalares. Os dois Institutos estão elaborando as bases para um novo acordo de cooperação na área de avaliação e desenvolvimento tecnológico de Implantes.

Entre 2005 e 2010, INTO e INT já haviam atuado em parceria na Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos (Remato), uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde (MS) e do então Ministério da Tecnologia (hoje MCTIC), que teve o Instituto de Traumatologia e Ortopedia como coordenador geral e o Instituto Nacional de Tecnologia como coordenador técnico, culminando com a inauguração, em 2008, do Laboratório de Avaliação de Artigos Médico-Hospitalares/Implantes, no INT.

Serviço:

Terças Tecnológicas - 2019

Tema: Dispositivo Médico Implantável: conceitos, impacto biológico e ensaios para avaliação da qualidade

Palestrantes:

• João Antonio Matheus Guimarães (médico ortopedista, chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do INTO);
  • Maria Eugênia Leite Duarte (médica patologista, pesquisadora do INTO)
  • Iêda Caminha (engenheira metalúrgica, coordenadora de Negócios do INT)

Data: 26 de março

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82/4º andar - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Inscrições gratuitas: e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com nome completo e instituição.

Fonte: Portal MCTIC