Pós-doutorado em modelagem ambiental no Inpe com bolsa da FAPESP

Sex, 22 de Março de 2019 14:25

Está disponível uma vaga com bolsa de pós-doutorado da FAPESP vinculada ao Projeto Temático “Transição para sustentabilidade e o nexo água-agricultura-energia: explorando uma abordagem integradora com casos de estudo nos biomas Cerrado e Caatinga”, coordenado pelo professor Jean Pierre Henry Balbaud Ometto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O prazo de inscrição vai até 31 de março de 2019.

O pós-doutorando trabalhará com modelagem ambiental, com ênfase na produtividade agrícola, conservação e erosão do solo. O candidato selecionado ficará sediado na unidade do Inpe em São José dos Campos (SP).

O candidato deve ter doutorado em área correlata ao objetivo principal do projeto, como ciência do sistema terrestre, agronomia, meteorologia, solos, ou outras áreas relevantes para o projeto de pesquisa. É desejável conhecimento prévio sobre modelagem de carbono no sistema solo-planta-atmosfera, ou conservação do solo para métodos e práticas agrícolas sustentáveis, ou ainda conhecimento sobre o uso de indicadores para avaliação da degradação dos solos.

Além disso, é importante para a vaga conhecimento prático de linguagens de codificação e programação (Fortran, NCL e R, etc). Será considerado um diferencial a experiência com manipulação de dados NeCDF, Tiff e análise de dados de sensoriamento remoto. Também é desejável experiência com modelos que envolvam a interação biosfera-atmosfera.

Os interessados devem enviar curriculum vitae e carta com descrição concisa das experiências para os e-mails de Celso von Randow ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) e Angélica Giarolla ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2676.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP