"Precisamos nos fortalecer mutuamente, tanto a Abipti em relação ao IEMA, quanto o IEMA em relação a Abipti", diz reitor do IEMA

Qui, 21 de Março de 2019 11:44

A Abipti recebeu nesta segunda-feira (18), em sua sede em Brasília, o reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Jhonatan Almada. O encontro teve como objetivo discutir como as duas entidades podem unir forças e contribuir para o desenvolvimento regional e diminuir as desigualdades do país em áreas estratégicas, como ciência, tecnologia, inovação e educação.

De acordo com o reitor Jhonatan Almada estreitar a relação com a Associação é fundamental para fortalecer as ações do Instituto. “Nós viemos retomar o contato institucional com a Abipti; sentir como a conjuntura do novo do governo federal se desenha, e como poderá potencializar o trabalho do IEMA”, declarou.

“A Abipti é uma instituição credenciada e reconhecida nacionalmente pelo trabalho de organização das entidades de pesquisa e inovação tecnológica. Acreditamos que o IEMA, enquanto associado, pode somar forças nas articulações já iniciadas ou consolidadas que a Associação lidera”, acrescentou.

Para Jhonatan, a intenção da reaproximação é colaborar para o crescimento das duas entidades. “Temos todo o interesse de participar e colaborar para que possamos, mutuamente, nos fortalecer. Tanto a Abipti em relação ao IEMA, quanto o IEMA em relação a Abipti, sempre colocando na pauta o desenvolvimento da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação”, frisou.

“Estamos discutindo à luz do debate que realizamos no Maranhão, durante o Congresso Nacional da Abipti, novas parcerias e projetos; uma linha de capacitação para agentes de inovação e cursos de curta duração voltados para a área de inovação também, além da inserção em missões e debates que a Associação está organizando”, concluiu.

A diretora executiva da Abipti, Flaudemira Paula, disse que a missão da Associação é representar os institutos de pesquisa do Brasil inteiro, inserindo suas demandas nos programas de governo e na formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação.

“Hoje, a Abipti conta com 154 associados; e fazer essa intermediação com o IEMA, um dos nossos associados, com os programas, as ações e as políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é o nosso papel, validando a participação e o trabalho desenvolvido com a comunidade de ciência e tecnologia em todo país”, reforçou.

Agenda MCTIC

Outra agenda do reitor Jhonatan Almada, em Brasília, que contou com a mediação da Abipti, foi uma reunião, também nesta terça-feira (19), com a Secretária de Tecnologias Aplicadas (SETAP/MCTIC), Maria Claudia Ferrari, e com a coordenadora de projetos, Sônia da Costa.

No encontro foram discutidos temas ligados à educação profissional, centros vocacionais (CVTs), robótica educacional, núcleos de inovação tecnológica (NITs), e possibilidades de parcerias entre o ministério e o Instituto em ações para potencializar programas que contribuam para o desenvolvimento humano e profissional da comunidade do Estado do Maranhão.

IEMA

Associado à Abipti, o IEMA foi criado no dia 02 de janeiro de 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado. Sua missão é implantar o Instituto em vários municípios maranhenses, oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e recursos humanos para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.

Fonte: Portal ABIPTI