logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

E se a ciência ouvisse mais as mulheres?

Ter, 19 de Março de 2019 14:49

Por ocasião da 21ª edição do Prêmio L’Oréal-Unesco pelas Mulheres e a Ciência, entregue a cinco pesquisadoras, várias especialistas explicaram como estas desigualdades de gênero têm um impacto nos resultados de pesquisa – especialmente no âmbito da saúde

 

Foram estudados os efeitos deste, ou daquele, medicamento em mulheres? Por que as assistentes pessoais virtuais têm sempre nomes femininos? Um grupo de pesquisadoras defende que se ponha fim a este tipo de viés no campo da pesquisa e da inovação.

 

Por ocasião da 21ª edição do Prêmio L’Oréal-Unesco pelas Mulheres e a Ciência, entregue a cinco pesquisadoras, várias especialistas explicaram como estas desigualdades de gênero têm um impacto nos resultados de pesquisa – especialmente no âmbito da saúde.

 

“Homens e mulheres não apresentam os mesmos sintomas durante um ataque do coração”, lembra Londa Schiebinger, professora de História das Ciências na Universidade de Stanford, da Califórnia.

 

Como, durante muito tempo, acreditou-se se tratar, sobretudo, de uma afecção masculina, os testes de diagnóstico foram concebidos com essa mesma leitura. Resultado: o acompanhamento é, com frequência, inadaptado para as mulheres.

 

– O modelo: o homem branco –

 

“Na Medicina, historicamente, o organismo do homem branco foi considerado a norma. O das mulheres era analisado ‘a posteriori’ e estudado, com frequência, como um desvio da norma”, acrescenta essa cientista, diretora do projeto “Inovações de gênero em Ciência, Saúde e Engenharia”, em Stanford.

 

Leia na íntegra: Estado de Minas

 

Fonte: Jornal da Ciência, 15/03/2019, com informações Estado de Minas

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa