Pós-doutorado em magnetismo na Unicamp com bolsa da FAPESP

Ter, 19 de Março de 2019 10:26

Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP foi aberta para o projeto "Efeitos de dimensionalidade nas propriedades físicas de materiais intermetálicos magnetoestrictivos e de tipo Heusler: Arquiteturas de 1 a 3 dimensões", que é coordenado pelo professor Kleber Roberto Pirota. O prazo de inscrição termina no dia 24 de março de 2019.

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Materiais e Baixas Temperaturas (LMBT) do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto com a Universidade do Porto, em Portugal, Universidad del País Vasco (UPV/EHU), da Espanha, e Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

O objetivo geral é o estudo dos efeitos da redução da dimensionalidade em ligas intermetálicas com propriedades magnéticas promissoras, via o crescimento de nanofios/nanoestruturas pelo método do fluxo metálico em membranas de alumina nanoporosa. O projeto inclui a investigação de ligas apresentando comportamento expressivo de magnetostricção, magneto-calorimetria e de polarização de spin.

O candidato deverá ter experiência comprovada em pelo menos uma das seguintes áreas: ligas de Heusler, materiais nanoestruturados, crescimento de materiais, propriedades magnéticas e técnicas experimentais de caracterização de materiais.

A bolsa terá duração de 36 meses. Os interessados devem enviar por e-mail, para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , os seguintes documentos: curriculum vitae, carta de interesse e contato de duas referências.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2592

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP