Treinamento Técnico em física espacial na Univap com bolsa da FAPESP

Sex, 15 de Março de 2019 11:36

O projeto "Estudo de múltiplas estratificações e propagação de ondas de gravidade na camada-F em baixas latitudes e região equatorial", conduzido no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), dispõe de uma oportunidade de treinamento técnico nível dois (TT-2) com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição se encerra no dia 22 de março de 2019.

A proposta do projeto é desenvolver ferramenta computacional usando dados de ionossondas digitais, que são radares que mapeiam as camadas da ionosfera (entre 60 e 1.000 quilômetros acima do solo). Serão obtidos parâmetros para o estudo de propagação de ondas de gravidade/travelling ionospheric disturbance (TIDs) na ionosfera.

Uma das atividades do bolsista será desenvolver um módulo que realize o estudo de tendências de um determinado sinal. O estudo poderá ajudar a identificar alguma assinatura na variação da altura virtual de frequências fixas de dados de ionossondas durante a ocorrência de múltiplas estratificações da camada F2 ionosférica.

Os candidatos poderão se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, o professor Alexandre Tardelli ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2677.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP