Novas possibilidades de inovação para a indústria

Qua, 13 de Março de 2019 14:55

O universo de produção de soluções das startups se conecta às necessidades da indústria para gerar os melhores resultados. O Programa Nacional Conexão Startup Indústria realiza essa ponte para estimular um novo caminho de inovação.

As ações do programa criam ambiente favorável para a disrupção, permitindo que as startups brasileiras desenvolvam soluções de manufatura, novos negócios, novos produtos, melhorias de processos e serviços, gerando alto impacto no contexto industrial. É uma forma potente de transformar a cultura de uma indústria tradicional por meio de novos processos e olhares sobre a produção.

O processo é vantajoso para todas as partes envolvidas: as startups recebem acesso real ao mercado e oportunidades valiosas de aporte financeiro, enquanto as indústrias recebem as soluções destas empresas, com as quais não teriam contato tradicionalmente. Ainda, as instituições apoiadoras do projeto fazem compartilhamento de risco e têm acesso a startups com alto potencial de negócios com a indústria.

Na última etapa concluída, em 2017, o Edital Startup-Indústria premiou 27 startups escolhidas por 10 das mais inovadoras indústrias do Brasil (BRF, Embraer, Natura, 3M, Embraco, Ericsson, Libbs, Votorantim Cimentos, Caterpillar e Dow) para o codesenvolvimento de 32 soluções, e gerou 27 cases de sucesso de relacionamento. Acesse o portal e confira os resultados e próximos passos do programa.

»CONSULTA PÚBLICA

Conexão Startup Indústria Israel

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, tem seu foco direcionado para os desafios da inovação tecnológica no Brasil relacionados à transformação digital do setor produtivo e à digitalização da economia brasileira.

Após a identificação de alguns gaps no desenvolvimento de projetos de inovação no âmbito do Programa, a ABDI tem verificado a importância de conexão com outros ecossistemas de relevância no mundo.

De acordo com o Relatório de Competitividade Global 2016-2017 do Fórum Econômico Mundial, Israel é o segundo país mais inovador do mundo. O estudo classificou 138 países em termos de competitividade, e Israel subiu três etapas este ano, para ocupar um lugar entre os 25 primeiros. É sabido que Israel tem o maior número de startups per capita do mundo, incluindo mais de 2.000 que foram fundadas na última década. Mas Israel também abriga mais de 350 centros de P & D de algumas das maiores corporações multinacionais do mundo. Quando se trata de academia, Israel ocupa o quarto lugar no ranking mundial de pessoal de pesquisa, com o maior número de PhDs per capita em qualquer lugar do mundo. Este ecossistema fornece os solos mais férteis para pesquisa e inovação.

No segundo semestre de 2018, a ABDI realizou uma missão à Israel e teve a oportunidade de conhecer melhor o trabalho que estão desenvolvendo, além de se aproximar com entidades relevantes do ecossistema de inovação israelense, como o Start-up Nation Finder, que disponibiliza o mapeamento completo e atualizado das empresas de tecnologia de Israel; a Israel Advanced Technology Industries - IATI, que congrega as empresas de tecnologia, bem como realizam a ponte entre setor privado em público em Israel; e a Israel Innovation Authority - IIA, que disponibiliza ferramentas de apoio (screening, matching) e financiamento (no caso deste edital, o mesmo valor aportado pela ABDI, para as empresas selecionadas pela Instituição), entre outros.

Assim, surgiu a proposta de realizar um terceiro ciclo do edital do Programa Nacional Conexão Startup Indústria com Israel, vislumbrando como resultados iniciais o desenvolvimento de novos produtos/processos/modelos com tecnologias que não são comuns no Brasil, a oportunidade de vivenciar diferentes formas de desenvolvimento de projetos de inovação, além da transferência de conhecimentos adquiridos em Israel para a cadeia produtiva e startups brasileiras.

Neste último ponto, especificamente, a ABDI pretende, com este projeto, que as empresas do setor produtivo participantes repliquem os conhecimentos adquiridos com esta experiência com demais empresas e ecossistema de inovação. Além da transferência de informações, proporciona à ABDI a identificação de vários modelos de referência de replicação do conhecimento em cadeias produtivas, possibilitando a adoção de novas estratégias de ampliação das ações de transformação digital no país pelo próprio setor produtivo, a partir das melhores práticas identificadas.

Com isso, a ABDI, com o objetivo de dar amplo conhecimento do processo de construção do Programa e levantar contribuições como subsídios para a formatação do edital, realiza Consulta Pública para o OBJETO, ETAPAS DO PROGRAMA, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS, CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO, CRONOGRAMA, DESEMBOLSO E RESPONSABILIDADES DA ABDI E DA EMPRESA BRASILEIRA.

A Consulta Pública será feita no período de 01/03/2019 à 31/03/2019. As sugestões deverão ser encaminhadas via formulário online.

Ressalta-se que a Consulta Pública abrange itens preliminares do edital e que a ABDI está realizando demais ações de validação do Programa.

DOWNLOAD - PROPOSTA DO EDITAL DO CONEXÃO STARTUP INDÚSTRIA - ISRAEL

A ABDI realizará a análise minuciosa de todos os dados coletados ao longo do processo da Consulta Pública e submeterá à viabilidade técnica, jurídica e econômica para tentar incorporar o maior número possível de sugestões.

CONHECER PROJETO

Fonte: Portal ABDI