logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Workshop de capacitação das Equipes Executoras do Programa Centelha

Qua, 13 de Março de 2019 10:44

Nos dias 12 e 13 de março a Finep, promove em Brasília o workshop de capacitação das equipes executoras do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Programa Centelha.

 

O Programa Centelha foi criado em 2018 e, é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

 

Estiveram presentes representantes da Fundação Certi, analistas jurídicos e de prestação de contas da Finep e a presidente da Confap - a professora Maria Zaira Turchi, que a partir de agora assumirá a Diretoria do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência no MCTIC.

 

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC Paulo Alvim, o qual relata que as startups são fundamentais para que se obtenha velocidade de colocar empresa gerando riqueza. Ressalta o avanço na produção de ciência e tecnologia no país e diz: “precisamos transformar isso em riqueza a fim de gerar impacto na qualidade de vida da população”.

 

Um dos objetivos do programa é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras, incentivando alunos e pesquisadores a criarem empresas inovadoras e de alto crescimento.

 

Um dos desafios do programa é ampliar a força da pesquisadora brasileira, no sentido de que hoje elas são dinamizador fundamental nesse processo e também potencializar o empreendedorismo de base tecnológica com o olhar diferenciado para o público feminino, levando em conta o fato de que atualmente as mulheres são maioria nas universidades e na produção da ciência e do aprendizado.

 

Ter um olhar diferenciado na busca pelo público feminino significa que as possibilidades de sucesso são maiores, as mulheres levam muito mais vantagem e o risco é menor; essa é uma das apostas para o sucesso do programa.

 

Fonte: Portal MCTIC

 

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa