USP em São Carlos prepara professores para Olimpíada Brasileira de Robótica

Ter, 12 de Março de 2019 10:27

Os professores das escolas públicas e particulares da região de São Carlos poderão aprimorar os conhecimentos em computação e robótica nos cursos que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), com início no dia 16 de março e término em 27 de abril.

Em três cursos (Robótica I, II e III), o foco é o desenvolvimento de atividades práticas de montagem e programação de robôs. Haverá também o curso Computação I, para quem deseja aprender conceitos de programação, conhecer as linguagens usadas na área e as estruturas de construção de algoritmos.

Todas as atividades serão realizadas aos sábados, na área I do campus da USP, em São Carlos. Quem não tem conhecimento prévio sobre programação de computadores e robôs pode se inscrever em dois cursos: Computação I, para adquirir conhecimentos sobre a linguagem de programação C; e Robótica I, para aprender a montar e programar robôs utilizando kits PET.

Aqueles que já têm experiência prévia podem escolher entre aprimorar as habilidades com foco nos kits robóticos Lego Mindstorms (Robótica II) ou aprofundar os conhecimentos com foco nos kits Arduino (Robótica III). Haverá kits PET e Lego à disposição dos professores, mas quem se inscrever na opção Robótica III deverá trazer o seu próprio kit Arduino para a sala de aula do ICMC.

As inscrições estarão abertas a todos os interessados e poderão ser realizadas até 13 de março ou enquanto houver vagas, pelo sistema Apolo da USP (colocar o nome do curso em “Parte do Nome”). É possível se inscrever em mais de um curso, desde que os horários não sejam conflitantes.

O custo da taxa de inscrição é de R$ 40 e cada curso poderá ter até três inscritos gratuitamente, desde que solicitem isenção na taxa. Para isso, o candidato deve efetuar a inscrição on-line e enviar até 5 de março um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , informando de qual curso deseja participar, com uma justificativa sobre o pedido de isenção. A solicitação será avaliada até quarta-feira, 6 de março, quando os inscritos receberão uma resposta por e-mail.

Mais informações: https://bit.ly/2T4PPP0

Fonte: Agência FAPESP