logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Ministro da Ciência e Tecnologia quer fazer concursos para pesquisadores

Sex, 08 de Março de 2019 14:39

Marcos Pontes diz que a equipe está ficando velha e muitas pessoas já estão em idade de se aposentar

 

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, disse, nesta quarta-feira de cinzas (6/3), que precisa fazer concursos para repor pesquisadores. “Isso é um problema sério que precisamos achar solução. Os meus pesquisadores estão ficando velhos. Muitos estão para se aposentar. Não temos reposição e formar pesquisador é muito difícil”, destacou, ao participar da inauguração do segundo Laboratório de Tecnologia e Robótica Include do Centro-Oeste, no Centro Comunitário Cisne Branco (Cisbran), no Guará.

 

“Precisamos treinar professores de ciências e motivar as crianças e temos um departamento no ministério que está cuidando disso. Mas há um ‘gap’ aí no meio. Temos que fazer um concurso público. Precisamos de novos pesquisadores e trazer os que estão no exterior para dentro do sistema”, afirmou.

 

O ministro comentou que o MCTIC precisa trabalhar junto com o Congresso para que o orçamento da pasta seja compatível com o desenvolvimento de ciência e tecnologia no país. “Além dos problemas de orçamento, a gente tem o contingenciamento do principal fundo do setor, o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o que dificulta muito o nosso trabalho”, disse.

 

Leia na íntegra: Correio Braziliense

 

Fonte: Jornal da Ciência, 07/03/2019, com informações Correio Braziliense

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa