logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Fiocruz Minas publica manifesto em defesa da CT&I no Estado

Qua, 06 de Março de 2019 17:53

“O apoio da Fapemig tem sido fundamental para que a Fiocruz Minas desenvolva sua missão de gerar conhecimento e tecnologias para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta a Fundação

 

Leia o documento na íntegra abaixo:

 

Manifesto da Fiocruz Minas em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais

 

A comunidade da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas) manifesta a sua profunda preocupação com os cortes anunciados pelo Governo do Estado, com impactos diretos no financiamento de projetos e bolsas de pesquisa, conforme Nota da Fapemig divulgada no dia 22/02/2019.

 

A Fapemig é a segunda maior Fundação de Amparo à Pesquisa do país. Para cumprir a sua missão, a Constituição Estadual determina no art. 212 o repasse de 1% da receita ordinária corrente do estado. O corte no financiamento compromete de forma direta e imediata o ensino e a pesquisa em Minas Gerais.

 

Todos sabemos da importância da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para melhorar a vida das pessoas, e a história mostra que países que investiram em CT&I deram um salto qualitativo no seu desenvolvimento econômico e social.

 

O apoio da Fapemig tem sido fundamental para que a Fiocruz Minas desenvolva sua missão de gerar conhecimento e tecnologias para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Endossamos a carta do Fórum Mineiro das Instituições Públicas de Ensino Superior que chama a atenção para o risco da descontinuidade do financiamento da pesquisa no estado, representando uma perda para a consolidação de Minas Gerais no cenário científico nacional e internacional, comprometendo a sua capacidade de enfrentamento da própria crise pela qual passa o nosso estado.

 

A Fiocruz Minas considera fundamental colocar a CT&I no centro do debate em Minas Gerais e garantir o repasse dos recursos, conforme determina a Constituição do Estado.

 

Belo Horizonte, 01 de março de 2019

 

Fonte: Jornal da Ciência, 01/03/2019, com informações Fiocruz Minas

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa