logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC e CGEE iniciam processo para realização da nova edição da Pesquisa Percepção Pública da C&T

Qui, 28 de Fevereiro de 2019 10:53

A iniciativa tem como objetivo identificar interesses e hábitos culturais da população brasileira sobre a ciência e tecnologia

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) deram início à realização da nova edição da Pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil. De 21 a 25 de fevereiro, 50 participantes, de Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG), foram consultados na fase de pré-testes do questionário.

 

Uma novidade implementada nesta etapa, em relação às edições anteriores, diz respeito às técnicas de entrevistas cognitivas. Um dos consultores da pesquisa, Yurij Castelfranchi, destaca que esse tipo de dinâmica é utilizada, principalmente, em surveys internacionais de alto nível para melhor calibrar os itens do questionário, levando a uma melhor formulação das perguntas e respostas.

 

“São observados os efeitos psicológicos que cada pergunta ou opção de resposta pode gerar na mente dos entrevistados e o tipo de entendimento ou de ambiguidade semântica que as perguntas podem ter. São instrumentos avançados, sofisticados, que fortalecem muito a solidez dos dados coletados”, afirma.

 

Após essa etapa, os dados serão analisados para consolidação e aperfeiçoamento da versão final do questionário. No total, serão consultadas cerca de 2200 pessoas, representativas das faixas de gênero, renda, escolaridade e idade para cada região do Brasil.

 

A Pesquisa Percepção Pública da C&T no Brasil tem como objetivo identificar interesses e hábitos culturais da população brasileira sobre a ciência e tecnologia, além de compreender as atitudes, as visões e os conhecimentos dos cidadãos sobre o tema. A iniciativa pretende, ainda, explorar como a sociedade pensa e avalia assuntos importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, visando aprimorar a formulação de políticas públicas em áreas como educação e divulgação científica.

 

A ação conta com a parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Observatório Interdisciplinar Inovação, Cidadania e Tecnociência (InCiTe) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

 

Para conhecer a edição anterior da pesquisa, acesse este link.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 27/02/2019, com informações Ascom – CGEE

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa