Navio de perfuração científica chegará ao Brasil em 2020 com duas expedições

Qua, 27 de Fevereiro de 2019 09:55

As chamadas para as expedições marítimas 387 e 388 estão abertas até 1º de março e 1º de abril, respectivamente

Estão abertas até dia 1º de março e 1º de abril de 2019 as chamada Capes/IODP – International Ocean Discovery Program, para as expedições marítimas 387 e 388, que ocorrerão em abril e agosto de 2020, respectivamente, a bordo do navio JOIDES Resolution.

As expedições científicas realizadas pelo programa IODP já exploraram quase todo o globo terrestre, chegando finalmente à costa brasileira no próximo ano, e contando com co-chiefs brasileiros.

Cada viagem faz parte do plano científico iniciado em 2013 e válido até 2023, com o objetivo de trazer à luz o passado, presente e futuro da Terra, através de estudos sísmicos e dos sedimentos retirados de camadas profundas do assoalho oceânico. É uma colaboração multidisciplinar financiada por 23 países, incluindo o Brasil.

A Expedição 388 – Equatorial Atlantic Gateway partirá de Recife e será comandada pelo geólogo Gerson Fauth, professor dos programas de graduação, e pós-graduação em Geologia e coordenador o Instituto Tecnológico de Micropaleontologia – itt FOSSIL na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos . A seleção dos pesquisadores é feita através de edital da Capes: http://capes.gov.br/bolsas/programas-estrategicos/iodp/chamada-iodp-para-expedicao-388

O objetivo da pesquisa será compreender a evolução tectônica, climática e biótica do Portal Equatorial do Atlântico, em três locais, próximos ao Platô Pernambucano (plataforma continental do nordeste brasileiro).

Já a expedição 387 – Amazon Continental Margin com edital lançado no início de fevereiro, navegará de Barbados até o Recife e terá como co-chief o geólogo Cleverson Guizan Silva, professor na Universidade Federal Fluminense. O objetivo da viagem será estudar a parte superior da bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial do Brasil. Pesquisadores interessados poderão se inscrever através do link: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-estrategicos/iodp/chamada-iodp-para-expedicao-387

Para saber mais sobre o que são expedições, confira o vídeo produzido pela primeira agente brasileira a fazer parte do programa, através de edital Capes de 2017 para a expedição 369 – Australia Cretaceous Climate and Tectonics.

Fonte: Jornal da Ciência, 25/02/2019, com informações Divulgação