logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Brasileiros desenvolvem bateria mais eficiente e sustentável

Seg, 25 de Fevereiro de 2019 16:35

Usando oxigênio como reagente, a bateria lítio-ar aparece como opção em cenário crescimento de fontes renováveis de energia

 

A tecnologia das baterias que usamos atualmente pode estar com os dias contados. Se as projeções dos especialistas se consolidarem, nas próximas décadas veremos um aumento significativo do uso de eletricidade e de fontes renováveis de energia. Se, por um lado, teremos novas formas de geração de energia, por outro, precisaremos pensar em jeitos mais eficientes e adequados para armazenar tudo o que for produzido.

 

Uma dessas soluções já está sendo pesquisada por cientistas brasileiros. “Nesse cenário, precisamos desenvolver equipamentos que guardem energia de maneira mais eficiente e avançada. As baterias geralmente guardam pouca energia e são pesadas. Estamos pesquisando as baterias lítio-ar, que podem ter uma maior capacidade de armazenamento e várias aplicações”, explica Rubens Maciel Filho, diretor do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), núcleo de pesquisa apoiado pela Fapesp. Se tudo ocorrer como o planejado, as baterias lítio-ar poderão ser usadas para carros, casas e indústrias. Por enquanto, elas só foram testadas em escala laboratorial.

 

Leia na íntegra: Galileu

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/02/2019, com informações Galileu

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa