logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Teremos o Brasil 4.0?

Seg, 25 de Fevereiro de 2019 10:43

Brasil corre o risco de se tornar um grande parque “impressor”, que não desenvolve nem retém tecnologia

 

O termo Indústria 4.0 se originou em um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. Foi utilizado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Seu fundamento implica que, conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, controlando os módulos da produção de de forma autônoma. Ou seja, fábricas passam a ter capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

 

É uma revolução que não tem freio. Reduções de custos podem chegar a patamares de até 30%. Se terra, trabalho e capital já foram fatores produtivos em outros séculos, atualmente a tecnologia e a capacidade de inovação têm sido incorporadas em diversas abordagens econômicas.

 

Podemos resumir a Indústria 4.0 em três elementos fundamentais: os sensores conectados em rede, os robôs e as impressoras 3D. Com estes elementos, avanços transformadores são viabilizados, tais como a internet das coisas, a inteligência artificial e o big data.

 

Leia na íntegra: Valor Econômico

 

O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/02/2019, com informações Valor Econômico

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa