Conselho diretor da ABIPTI debate agenda de atividades para 2019 e visita parque tecnológico da UFRJ

Qui, 21 de Fevereiro de 2019 11:29

Na manhã desta terça-feira (19) o conselho diretor da ABIPTI, reuniu-se na sede da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o terceiro encontro do presidente e vice-presidentes regionais, que teve como objetivo dar prosseguimento a uma agenda de atividades para 2019.

Para o presidente da ABIPTI e dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, a entidade vive hoje um outro momento e para a atual diretoria é importante dar mais relevância à Associação e contribuir para o sistema de inovação e desenvolvimento do país, como vem sendo feito ao longo desses 38 anos de existência.

“Essas reuniões em cada região do país, como essa aqui no Rio de Janeiro, e as outras já realizadas em Manaus e em Brasília, tem como prerrogativas interiorizar as ações da ABIPTI, reafirmar a sua importância para o país e atender melhor as demandas de cerca dos 150 associados, espalhados por todo o país”, destacou Luiz Fernando.

A proposta da atual diretoria de realizar reuniões itinerantes, está de acordo com a missão da ABIPTI, que é representar e promover a participação das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (EPDIs), no estabelecimento e na execução de políticas voltadas para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o território nacional.

“É uma nova forma de fazer a ABIPTI acontecer e para entender melhor as dificuldades e peculiaridades de cada região, propomos realizar reuniões itinerantes, para nos aproximar do associado, razão maior da nossa existência, da existência da ABIPTI, visitar ambientes de inovação, conhecer novos modelos de gestão e fazer benchmarking”, destacou Vianna.

Além do presidente Luiz Fernando Vianna, participaram da reunião, os vice-presidentes das regiões Sudeste, o anfitrião, José Carlos Santos da Costa (Fiocruz); Norte, André Tapajós, (Tap4 Informática Ltda); Nordeste, Antonio Carlos Porto de Andrade (Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS); e a diretor executiva, Flaudemira Paula.

Visita ao Parque tecnológico da UFRJ

A parte da tarde foi reservada para uma visita ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O conselho diretor da ABIPTI foi recebido pelo Diretor Executivo, José Carlos Pinto; pelo Gerente de Desenvolvimento Institucional, Leonardo Melo; pela Gerente de Articulações Corporativas, Lucimar Dantas; e pela Gerente de Comunicação e Imprensa, Daniele Lua.

Na ocasião, o presidente da ABIPTI, Luiz Fernando Vianna, falou um pouco da história da Associação, apresentou as principais atividades para 2019 e se colocou à disposição do Parque Tecnológico da UFRJ para apoiar em temas ligados à inovação.

“Para nós da atual diretoria é o momento de buscar parcerias e promover melhor articulação entre os ambientes de inovação, cujo objetivo é fortalecer a ciência, tecnologia, inovação do país, continuar representando os nossos institutos de pesquisas e defendendo seus interesses”, pontuou Vianna.

Para o diretor executivo do Parque, José Carlos Pinto, a visita pode estreitar, ainda mais, os laços entre as duas instituições, que tem como representante e associado da ABIPTI, a Fundação COPPETEC.

“Receber a visita da ABIPTI é uma forma de fortalecer as ações em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no país, uma ótima oportunidade para debater propostas legislativas no âmbito do Congresso Nacional, onde a Associação, como secretaria executiva da Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, pode ser um porta-voz em defesa de melhoria e atualização de leis ligadas à inovação”, frisou José Carlos.

O Parque da UFRJ

É um ambiente de inovação dentro da UFRJ que permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas, transformando conhecimento em emprego e renda e oferecendo produtos e serviços inovadores para a sociedade.

O Parque é um projeto da UFRJ que abriga, atualmente, 71 instituições. Hoje estão instalados centros de pesquisa de 15 empresas de grande porte nacionais e multinacionais, 10 pequenas e médias, além de 10 laboratórios da própria UFRJ e 36 startups.

Fonte: Portal ABIPTI