39° edição do Prêmio José Reis recebe inscrições

Qui, 21 de Fevereiro de 2019 11:28

Estão abertas as inscrições para a 39° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este ano, o prêmio é destinado à categoria "Pesquisador ou escritor" que tenha atuação significativa como divulgador da Ciência, Tecnologia, Inovação para o grande público.

Para se inscrever o candidato deve enviar a ficha de inscrição disponível no site do Prêmio, com o Currículo Lattes atualizado, justificativa que evidencie a contribuição à divulgação e popularização científica, além do portfólio. Os candidatos podem submeter sua inscrição até 22 de abril de 2019.

O vencedor recebe R$ 20 mil, diploma e passagem aérea e hospedagem para participar da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho deste ano, em Campo Grande (MS). Na ocasião, o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

O Prêmio somente poderá ser concedido ao mesmo contemplado após dez anos, contados a partir da data da cerimônia de entrega do prêmio.

O Prêmio

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista "Ciência e Cultura" e manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam - "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição e Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor" - que tenha contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC e SBPC.

Fonte: Portal CNPq