Morre Reis Velloso, um dos fundadores da Finep

Qui, 21 de Fevereiro de 2019 09:11

A Finep lamenta o falecimento do economista João Paulo dos Reis Velloso e se solidaria com sua família. Reis Velloso faleceu nesta terça-feira, 19/2, aos 86 anos. Foi uns dos fundadores da Finep, em 1967. Leia a entrevista que Reis Velloso concedeu à Revista Finep, na edição comemorativa dos 45 anos da empresa, em 2012.

Economista nascido no Piauí e radicado no Rio de Janeiro, Reis Velloso teve posições de destaque em diversas instituições e em órgãos de Governos, como a criação Escritório de Pesquisa Econômica e Social Aplicada (EPEA), nos anos 1960, atual Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA), que presidiu.

Em 1968, foi nomeado secretário-geral do Ministério do Planejamento, quando a pasta era comandada por Hélio Beltrão. Foi então nomeado Ministro do Planejamento durante os governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo entre 1969 e 1979.

Criou o Fórum Nacional, uma a associação dos principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país, iniciada em 1988 com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira. Em 1991, o Fórum Nacional foi formalizado e adquiriu permanência, com a criação do Instituto Nacional de Altos Estudos – INAE, sociedade civil sem fins lucrativos. O Fórum tem apoio institucional da Finep.

Fonte: Portal Finep