Cientistas brasileiros ajudarão a montar telescópio solar para a EEI

Sex, 15 de Fevereiro de 2019 13:35

Pesquisadores do Mackenzie vão colaborar com instituto russo na construção de um experimento para monitorar a atividade do Sol na Estação Espacial Internacional

Durante os dias aqui na superfície da Terra, a visão do Sol como uma pequena e distante esfera de fogo ardendo no céu costuma transmitir uma visão enganosa. Podemos pensar que os fenômenos e processos que ocorrem no interior de nossa estrela-mãe pouco ou nada significam para as nossas vidas cotidianas. Não poderíamos estar mais enganados.

Entender melhor as nuances da atividade solar e desvendar como ela interfere em nosso planeta é o cerne dos estudos sobre o clima espacial, um fascinante campo multidisciplinar que agrega principalmente a física solar, geofísica e as ciências climáticas. “A importância de entendê-lo certamente será incrementada nos anos a vir, muito setores econômicos já estão e estarão ainda mais interessados nessas pesquisas”, afirma Jean-Pierre Raulin, coordenador do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM).

No início de fevereiro, o campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizado no bairro de Higienópolis em São Paulo (SP), recebeu a ilustre visita do professor.

Vladimir Makhmutov, chefe do departamento de Física Solar e Raios Cósmicos do Instituto de Física Lebedev da Academia Russa de Ciências (LPI RAS). “É bom lembrar que o LPI é um centro de pesquisa que teve sete indicações ao prêmio Nobel, um grupo que tem uma experiência muito boa na construção de instrumentos para satélites”, destaca Raulin.

Leia na íntegra: Revista Galileu

Fonte: Jornal da Ciência, 14/02/2019